Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Banco Mundial vai desembolsar mais de 88 ME para a saúde em Moçambique

O Banco Mundial vai desembolsar 105 milhões de dólares (88,4 milhões de euros) para o setor da saúde em Moçambique, destinados, essencialmente, às áreas de nutrição, saúde reprodutiva e materno-infantil, anunciou hoje em Maputo aquele organismo.

Em comunicado, o Banco Mundial dá conta de que o financiamento foi aprovado na quarta-feira pelo conselho de administração do grupo.

“Este financiamento, baseado em resultados, destina-se a áreas geográficas mal servidas e visa melhorar a utilização e a qualidade dos serviços de saúde incluindo, em particular, os que se referem à nutrição e à saúde reprodutiva, materna e infantil”, refere a nota.

O Banco Mundial assinala que Moçambique enfrenta desafios assustadores ao nível dos indicadores sociais, encontrando-se na posição 181 do Índice de Desenvolvimento Humano, de um conjunto de 188 países.

“Estou satisfeito pelo facto de aumentarmos o nosso apoio ao desenvolvimento humano numa altura em que Moçambique enfrenta pressões fiscais”, declarou o diretor do Banco Mundial para Moçambique, Mark Lundell, citado no comunicado.

A ajuda, prosseguiu, vai ser canalizada para áreas desfavorecidas e destina-se ao melhoramento do uso e qualidade de serviços de saúde, incluindo, particularmente, a nutrição e saúde reprodutiva e materno-infantil.

O comunicado observa que Moçambique está aquém de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no capítulo da saúde, apesar de alguns progressos.

O financiamento será canalizado através de um instrumento chamado Programa por Resultados, que apenas liberta os fundos de forma faseada e com base no alcance de metas pré-acordadas entre o Banco Mundial e o Governo moçambicano. (Sapo 24)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »