Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Aumenta número de Palancas Negras no Parque Nacional de Cangandala

O número de crias de Palancas Negras Gigantes controladas no santuário do Parque Nacional de Cangandala, província de Malanje, passou de dez em 2009, para 60 este ano, informou hoje (quarta-feira), o responsável da Fundação Kissama, Vladimir Russo.

Em declarações à Angop, durante o workshop sobre Validação da Estratégia Nacional da Biodiversidade, Vladimir Russo frisou que na reserva do Luando contabilizam-se cinco manadas de palancas, com uma população entre os 120 a 130 animais, entre fêmeas e machos.

O responsável defendeu a união e colaboração de todas as forças da sociedade no combate a caça furtiva, visto que a “Palanca Negra Gigante ainda se encontra numa situação crítica e de risco iminente de extinção”.

Segundo disse, este ano prevêem realizar acções de grande importância que serão oportunamente discutidas entre os parceiros, para a sobrevivência desta espécie rara.

Reconheceu que a principal preocupação é a caça furtiva havendo, sugeriu ser necessário investir na protecção da palanca. Apesar dos esforços actuais, o animal continua a ser perseguido pelos caçadores furtivos, sobretudo na reserva integral do Luando.

Fez saber que armadilhas especificas para a caça deste animal foram encontradas em meados de 2016, além de outras ocorrências como ferimento de algumas que escaparam do abate. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »