Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angola vai aprofundar cooperação económica com Egipto

O ministro da Economia e Planeamento de Angola, Pedro Luís da Fonseca, disse, na cidade de Sharm El-Sheikh, Egipto, que as discussões em curso entre as autoridades angolanas e egípcias, para um novo de cooperação económica, poderão aprofundar as relações de amizade entre os dois países.

De acordo com uma nota de imprensa da embaixada angolana no Egipto, chegada hoje à Angop, o governante fez estas declarações, a um canal televisivo local, à margem da sua participação no Fórum África 2017, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

O fórum, que a par do Chefe de Estado anfitrião Abdel Fattah El-Sisi, junta desde quinta-feira alguns homólogos de países africanos, com realce para Alpha Condé, da República da Guiné, Paul Kagame, da República do Ruanda e Alassane Ouattara, da Côte d’Ivoire, assim como primeiros-ministros, ministros, empresários e diplomatas de África.

Pedro Luís da Fonseca disse que Angola espera contar com a experiência do Egipto na implementação do seu programa estratégico de diversificação da economia nacional, sobretudo, em sectores como a indústria, a agricultura, o turismo, o tecnológico, o energético e de infra-estruturas.

Esclareceu igualmente que Angola está a impulsionar este programa para fazer face aos efeitos negativos causados à economia, resultantes da queda do preço do petróleo no mercado internacional e que para execução exitosa do mesmo está aberto a investimentos estrangeiros, que promovam o crescimento económico e empresarial do país, com Estados com os quais mantém relações de cooperação, como é o caso do Egipto.

Quanto ao Fórum, o programa desta quinta-feira ficou marcado pela comunicação feita pelo Presidente egípcio Abdel-Fattah El-Sisi dirigida a jovens empreendedores, tendo apelado aos líderes mundiais a prestarem mais atenção à juventude, por esta constituir um elemento fundamental ao desenvolvimento económico dos seus países.

Nesta sexta-feira, o Presidente egípcio Abdel-Fattah El-Sisi, presidiu à sessão de abertura do painel de negócios entre empresários de vários países presentes, tendo na sua dissertação revelado que os investimentos do seu país em 2016 no continente ascenderam a um bilião de dólares e comprometeu-se em facilitar negócios aos investidores africanos no Egipto, assim como a promoção da integração entre os países de África.

O fórum está a ser co-organizado pelo Ministério do Investimento e Cooperação Internacional do Egipto e pela Agência Regional de Investimentos (RIA) da COMESA e tem por objectivo a promoção de investimentos para o crescimento inclusivo do continente africano, o fomento de investimentos e negócios em sectores estratégicos. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »