Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

ACNUR evacua 74 refugiados vulneráveis da Líbia para Níger

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) evacuou, quinta-feira à noite, 74 refugiados vulneráveis, essencialmente crianças e mulheres, da Líbia para o Níger.

Trata-se de um grupo de 51 crianças, 22 mulheres e um homem evacuados com sucesso a partir da Líbia e que se encontram agora em segurança no Níger, segundo Vincent Cochetel, enviado especial do ACNUR para a Situação no Mediterrâneo Central.

“Há pelo menos 24 horas, eles estiveram detidos na Líbia, mas eles podem agora voltar a ter esperança”, declarou.

Cochetel esclareceu que esta evacuação não teria sido realizada sem o apoio das autoridades e de parceiros do ACNUR na Líbia, bem como “a extraordinária solidariedade manifestada pelo povo e pelo Governo nigerinos”.

Com o apoio dos parceiros do ACNUR no Níger, estes refugiados de nacionalidade eritreia ou somalí serão alojados em casas de famílias em Niamey.

As crianças serão acolhidas em vários centros para petizes, onde elas poderão receber ajuda e apoio psicossocial. Atividades recreativas serão igualmente organizadas para elas. A melhor solução no interesse de cada criança será identificada, enquanto os adultos seguirão o procedimento corrente do ACNUR para a reinstalação e outras soluções duradouras.

Paralelamente, o primeiro grupo dos refugiados, evacuado a 11 de novembro último, a partir da Líbia, deverá deslocar-se a França antes de Natal.

Na segunda-feira, o ACNUR lançou um apelo urgente à disponibilização de mil e 300 assentos de reinstalação para refugiados vulneráveis na Líbia até finais de março de 2018.

“As evacuações de refugiados só devem inscrever-se no quadro de esforços acrescidos para a gestão das migrações e o reforço das capacidades em matéria de asilo que visam responder aos movimentos complexos de migrantes e de refugiados ao longo dos itinerários mediterrânicos », sublinhou Vincent Cochetel.

O ACNUR está grato pelo apoio da Comissão Europeia para executar este mecanismo de evacuação que salva várias vidas humanas.
Panapress)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »