InicioAngolaPolíticaMinistra da Saúde quer mais apoio das instituições no combate a malária

Ministra da Saúde quer mais apoio das instituições no combate a malária

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, pediu hoje (sábado) ao Governo local e instituições sociais uma colaboração mais estreita, na implementação das estratégias que visam o combate a malária e outras enfermidades no seio das populações.

Em declarações à imprensa após o encontro com os membros do Governo, gestores de unidades sanitárias e chefes de departamentos e de secção do sector na província, a governante sublinhou que a malária continua a ser preocupação, tendo em conta as mortes que causa no seio das populações.

Para a ministra Sílvia Lutucuta, a visita faz parte do programa de diagnóstico do sector, que visa inteirar dos índices da malária e não só, no país, para em conjunto encontrar soluções de combate, através do reforço da capacidade técnica dos hospitais.

O sector da Saúde, frisou, continua a trabalhar com os parceiros sociais, igrejas, autoridades tradicionais, associações juvenis, na promoção da saúde, aconselhando a população para a necessidade do combate do lixo, águas paradas, evitar cultivo de milho, bananeiras e hortaliças nos quintais, por oferecer condições de reprodução do mosquito.

A melhoria das estratégias, na aplicação das acções preventiva, disse a governante, permitirá que o Estado, reduza os custos com construção e apetrechamento de novos hospitais, ingresso de enfermeiros e sobretudo, na aquisição de medicamentos.

A melhoria do saneamento básico nas comunidades, levará a redução de doenças, ficando deste modo, para as unidades sanitárias tratar as doenças crónicas, vítimas de acidentes e outras complicações, evitando investimentos avultados na medicina curativa.

Quanto a problemática da insuficiência de técnicos nas unidades sanitárias, a ministra Sílvia Lutucuta disse ser uma questão nacional, acrescentando estar a trabalhar na formação dos quadros já existentes, para melhorar a qualidade no atendimento dos enfermos.

Integram a delegação, técnicos dos Ministérios do Ambiente, do Interior e da Comunicação Social e quadros séniores do Ministério da Saúde.

O programa da Ministra da saúde, Sílvia Lutucuta reserva ainda para hoje (sábado), visita de constatação aos centros de saúde das comunas do Trumba e Cunje, bem como ao centro de saúde do bairro Catemo, todos no município do Cuito. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.