Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Militar que derrubou Mugabe tomou posse como vice-presidente do Zimbabwe

O general Constantino Chiwenga, principal responsável pelo golpe militar contra o ex-presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, prestou hoje juramento como vice-presidente do país, noticiou a televisão pública ZBC.

Na semana passada, Constantino Chiwega tinha apresentado a demissão do cargo de chefe do Exército.

Além de Chiwenga tomou também posse como novo vice-presidente do Zimbabwe, o ministro da Defesa, Segurança e Veteranos de Guerra, Kembo Mohadi.

De acordo com a ZBC a cerimónia decorreu no Palácio Presidencial em Harare, residência oficial do chefe de Estado Emmerson Mnangagwa.

Vozes mais críticas encaram a nomeação de Chiwenga como um prémio pelo papel que desempenhou no afastamento de Robert Mugabe, no poder há 37 anos.

O golpe militar pôs também fim às intenções da mulher de Mugabe, Grace Mugabe, de suceder ao marido na presidência do Zimbabwe.

Por outro lado, o partido no poder, ZANU-PF, sempre manteve ex-militares em altos cargos depois da guerra de independência contra a minoria branca, nos anos 1970.

O advogado de Harare, Fadzayi Mahere, uma das personalidades mais críticas do governo, escreveu numa mensagem difundida através da rede social Twitter que o Executivo sempre esteve “cheio de ex-militares desde o primeiro dia”.

“Não se pode mostrar o `cartão vermelho` a Chiwenga apenas porque vem do Exército”, acrescentou.

“Temos de focar-nos nos planos que tem para o progresso do país. Qual é a visão que ele tem para o Zimbabwe. O que pretende oferecer ao povo?” questionou o advogado.

Chiwenga – que foi substituído nas Forças Armadas pelo general Valerio Sibando no dia 18 de dezembro — dirigiu a operação militar contra o governo de Mugabe tendo participado nas negociações que acabaram com a demissão do ex-presidente no dia 21 de novembro. (RTP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »