Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Libéria conta votos das presidenciais

O escrutínio de terça-feira decorreu de forma pacífica e ordeira. Quem sucederá à Presidente Ellen Johnson Sirleaf?

2,2 milhões de eleitores foram chamados às urnas na terça-feira (26.12) e a contagem dos votos está a decorrer. Os liberianos elegeram o sucessor de Ellen Johnson Sirleaf, 79 anos, a primeira mulher a presidir um país africano e Nobel da Paz em 2011.

Na corrida à Presidência, a lenda de futebol George Weah, senador de 51 anos, e o vice-presidente cessante, Joseph Boakai, 73 anos, no cargo há doze.

Na primeira volta, Weah obteve 39% dos votos, à frente de Boakai, apoiado pelo Partido Unido (no poder), com 29,1%.

Eleição renhida?

George Weah, sendo mais jovem e politicamente menos desgastado, é considerado o favorito, até porque obteve mais votos na primeira volta. Mas a maior parte dos analistas consideram que o candidato do poder não deve ser menosprezado.

“As hipóteses estão muito repartidas. O eleito tanto poderá ser Weah como Boakai”, afirma o analista político liberiano Menipakei Dumoe, lembrando que a “estrela” do futebol já se candidatou uma vez ao cargo, em 2005, mas acabou por perder.

“O maior trunfo do candidato Boakai é a sua experiência política, assim como o facto de os cidadãos o considerarem um homem honesto. E isso é importante num país como a Libéria, em que recaem sobre os políticos em geral acusações de corrupção e nepotismo. Mas Boakai até agora conseguiu escapar a esse tipo de acusações. Por outro lado, terá que convencer os cidadãos de que poderá governar melhor do que nos últimos anos”, afirma.

Aguarda-se que os primeiros resultados oficiais provisórios sejam divulgados já esta quarta-feira, mas os finais deverão ser conhecidos apenas nos próximos dias.

A Comissão Nacional de Eleições liberiana, segundo a lei, tem até duas semanas para dar a conhecer os resultados finais da segunda volta das eleições – a primeira ocorreu a 10 de Outubro. (DW)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »