Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Zaire: Apreendidos quatro camiões que transportavam combustível para RD Congo

Quatro camiões basculantes que transportavam 45 mil litros de combustível para a República Democrática do Congo (RDC) foram apreendidos neste domingo no posto fronteiriço do Minga, município do Cuimba, província do Zaire, pela Polícia Nacional.

Em declarações hoje (segunda-feira) à Angop o porta-voz do comando provincial do Zaire da Polícia Nacional, inspector-chefe Luís Bernardo, disse que os referidos camiões carregavam 25 recipientes (bidons) de 250 litros cada e foram interceptados na localidade de Kinkuvila, comuna de Luvaka, quando se dirigiam para a República Democrática do Congo.

Acrescentou que os camiões e outros meios apreendidos encontram-se já na posse das autoridades competentes para os devidos procedimentos, ao passo que os motoristas estão detidos na sede municipal do Cuimba, 62 quilómetros a nordeste da cidade de Mbanza Kongo.

A situação acontece numa altura em que a cidade de Mbanza Kongo vive há mais de duas semanas uma gritante falta de combustível nas duas bombas (Sonangol e Pumangol) existentes na região.

O combustível quando chega nas bombas é vendido na sua maioria em bidons a cidadãos nacionais e estrangeiros que, por sua vez, o transporta para a República Democrática do Congo onde é comercializado no mercado negro.

O negócio, segundo fontes contactadas pela Angop, é lucrativo naquele país vizinho que vive situações gravíssimas em termos de combustível, principalmente gasolina e gasóleo, dai o interesse de muitos cidadãos em abraçar este negócio.

Semanalmente, quantidades consideráveis de combustível com destino a RDC têm sido apreendidas pelas autoridades fronteiriças da província do Zaire, por contrabando de derivados de petróleo.

A província do Zaire partilha 330 quilómetros de fronteira com a região do Congo Central, RDC. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »