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“Cubangola” é o novo disco do cantor Zé Maria Boyoth

Zé Maria Boyoth falou da importância e simbolismo que representa o CD “Cubangola”, na concretização do diálogo cultural entre Cuba e Angola: “Este disco significa para mim o simbolismo e união de duas expressões culturais que representama ligação histórica e política entre os povos de Angola e Cuba.

O CD mistura ritmos afro-latinos e angolanos que poderão enriquecer a particularidade antropológica e cultural dos dois povos. Também valorizei neste disco o factor patriótico, sobretudo no tema “Angola, terra santa abençoada”, para enaltecero amor que os angolanos sentem pela unidade nacional, ou seja, realçando a necessidade de nos entregarmos por Angola com um verdadeiro sentimento de amor”.

Zé Maria Boyoth é conhecido por ter empreendido um processo singular de recolha e interpretação do cancioneiro da região do Kwanza Norte, sobretudo das canções tradicionais dos povos que habitam a zona de confluência dos municípios do Lucala, Samba Cajú e Kalandula, incluindo a zona do Golungo Alto, Cazengo, e Máua, município da Camabatela, fazendo renascer uma figura de rara aparição nos nossos dias, a do cantor, compositor, e, simultaneamente, investigador do cancioneiro tradicional.

O conjunto da obra musical de Zé Maria Boyoth, embora seja pouco referenciada e enaltecida, representa uma amostra importante de valorização patrimonial e de preservação do cancioneiro tradicional angolano, em língua nacional Kimbundo. Zé Maria Boyoth nasceu no interior de uma família de sete irmãos, da qual fazem parte duas mulheres. Por ser oriundo de uma família com parcos recursos financeiros, só iniciou os seus estudos aos nove anos de idade, tendo usufruído de uma bolsa do Governo da Província do Kwanza Norte. Durante a instrução primária, Zé Maria era um menino com propensão para o desenho, e o traço dos seus retractos, representavam, preferencialmente, edifícios e rostos de pessoas.

Zé Maria Boyoth sempre estabeleceu uma relação íntima, e de complementaridade entre a literatura e a sua música. Com Jorge Ntiamba, Victor Kajibanga, Justino da Glória, e Ângela Ferreira, fundaram a Brigada Jovem de Literatura de Angola na União Soviética, tendo sido eleito presidente.

Filho de José Maria Dias Branco e de Luzia Mateus Francisco, doméstica e amante da lavoura do campo, António José Mateus nasceu em Ndalatando, Província do Kwanza Norte, no dia 10 de Maio de 1961. Lembra o cantor, que era frequente a sua mãe dizer: “Este é a minha chave de ouro, referindo-se a Zé Maria Boyoth, a quem dediquei muita atenção, para que ele fosse no futuro da sua vida, o seu próprio pai. No fundo é o que está acontecer”.

Influências

O ambiente rural, a escola, mas sobretudo a família, exerceram grande influência no início da formação musical de Zé Maria Boyoth. Cristóvão Mateus, irmão da mãe, tocava viola de três cordas, e Boyoth era convidado para o acompanhar, tocando no tampo da viola, sobretudo nas ocasiões em que tio fazia sessões musicais em casa.

Zé Maria Boyoth cresceu ouvindo música numa casa de espectáculos situada no Bairro Kipata, em Ndalatando, onde actuavam artistas locais e de Luanda. O cantor lembra, nostálgico, os nomes de Cristóvão da Gaita de Beiço e os “Mazabas”, uma banda de diminuídos físicos do bairro Azul, dominada por instrumentos de percussão. Neste processo de audição, ganhou um gosto especial pela música, passando a interpretar os cantores: Urbano de Castro, Artur Nunes, Teta Lando, Elias dya Kimuezu, e Santocas e David Zé, cantor revisitado neste seu CD mais recente.

Licenciado em Pedagogia, Ciências Históricas, pela Academia Lenine, na República Federativa da Rússia, em 1983, Zé Maria Boyoth, trabalhou como Terceiro Secretário da Embaixada de Angola em Moscovo, sendo Zé Maria, actualmente, responsável dos Estudantes Angolanos em Cuba.

Kudissanga

Em 1974, ajudou a criar a banda Kudissanga, como vocalista principal e baterista, com Bernardo, viola solo, Zeca, Ti Coelho, viola ritmo, Zé Luís, dicanza, Falcão, chocalho, Tony, coros e claves, Sousa, tambores, grupo que simulava, com exercícios vocais e corporais, a sonoridade dos instrumentos referenciados. Zé Maria Boyoth fez parte ainda da banda “Juventude em Luta”, uma versão sénior da banda Kudissanga, que utilizava violões acústicos e um caixote que substituía a bateria. Em relação à esta fase, o cantor recordou o seguinte: “Eu dançava muito, e tinha como minha dama o tripé do microfone”.

Principais momentos discográficos de Zé Maria Boyoth

Zé Maria Boyoth gravou o CD “Surukukú”, 1993, que inclui o sucesso “Tia Madia”, e o disco “Jogo mágico”, 1998. Depois de doze anos de silêncio discográfico, surgiu no mercado, em Fevereiro de 2010, o CD “Bênção”, totalmente produzido em Angola, com catorze canções cantadas em português e Kimbundo, onde o cantor veicula mensagens de paz, esperança e de motivação da juventude para o trabalho. Neste disco Zé Maria Boyoth privilegia os géneros: semba, balada, bolero, kizomba, sungura e o kadibuendi, uma variante típica das regiões de Malanje e Kwanza Norte, e uma versão do poema “Noite”, de Agostinho Neto, interpretada por Neide Boyoth, sua filha, embaixadora da criança no mundo, título outorgado pela UNESCO, e pelo governo da Rússia.

O CD “Cubangola” é uma mistura de “Timba” e semba angolano. A música “Timba”cubana é uma evolução da salsa, considerado um movimento de resistência, reafirmação da identidade e das suas raízes africanas. Do disco fazem parte as canções, “Angola, terra santa abençoada”, “Você esqueceu demais”, “Este é o meu lugar”, “Mãe obrigado”, “Hoy somos um solo”, “Vecino és pariente”, “Anita”, “Preço d’amizade”, “Ngensele Njila”, “Yaka epaynagay”, “Mi amore”, “Não sou mexerico”, “Mona kujimbe manhenu”, “Tia Madia tem mania” e um “Bónus com Hector Dee”.(JornaL de Angola)

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