Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Ao Pai Natal: Carta de um Mwangolé V2

Querido Pai Natal espero que esteja tudo bem consigo.

Crescemos a ouvir falar de si, sabemos que és muito ocupado e que somente atendes os pedidos das criancinhas, já não sou, mais tenho criancinhas, por está razão espero que atendas o pedido ora expresso.

O ano de 2017 está prestes a terminar, por está razão espero que possas leva – lo distante, para que, não possamos nos lembrar das tristezas, amarguras e dificuldades vividas.

Pai Natal é o 3º ano que vivemos com a crise, o que ela nos esta a  fazer “não é de bem”conforme se diz cá na banda.

Já dizia man Nguxi a “luta continua e a victória é certa”esperamos que efectivamente consigamos ultrapassar a crise.

Aqui na banda Pai Natal tudo subiu, só mesmo o salário nhete[1], continua baixo.

A nossa galinha de ovos dourados já não esta a dar mais ovos, como prenda de natal o pessoal cá na banda tem que permanecer longas horas na fila para adquirir combustível, ou seja, o combustível “tornou-se ouro”.

As tarifas de água, luz, comunicação e transporte foram actualizadas. A nossa AGT diz que a taxa de circulação em 2018 será mais cara, pois a inflação está alta e precisavam actualizar o preços, a maka é que as estradas continuam na mesma com bwé de buracos tipo “jogo de welá”.

Mesmo com a retirada da BRUMANGOL, os preços dos produtos não baixaram, continuam caros.

O Banco Nacional de Angola, aumentou a taxa de juro, o dinheiro tornou-se mais caro e quase não existe crédito  na economia para as famílias o que se arriscam pagam o dobro.

O kwanza tornou –se uma moeda fraca, face a desvalorização e dizem que, 2018 haverá mais uma desvalorização, vamos parar aonde Pai Natal?

No hospital agora paga –se, compramos as luvas, cateteres, seringas e outros gastáveis, o game está violento.

 

Neste Natal não sei se conseguirei comprar prendas para as criancinhas, ou ainda me preocupo com pitéu[2] para o cubico, por está razão peço que, ajude – me  a arranjar algumas, pode ser?

Pai Natal a vida não está fácil, por esta razão apresento a minha lista de pedidos, augurando que possas dar-me uma mãozinha:

 

  • Ajuda a aumentar o salário do mwangolé;
  • Faz os preços dos produtos baixarem;
  • Não queremos consumir apenas produtos vindo de fora, faça com que as fábricas Angolanas funcionem;
  • Faça com que as criancinhas tenham acesso as escolas, à saúde e que não falte pão na mesa.
  • Arranja medicamentos para os hospitais;
  • Ajuda a inflação baixar;
  • Dá uma ajudinha para abrirem o acesso aos dólares, não está nada fácil;
  • Faça com que este natal haja luz, pois em época festiva, ela torna –se rara, já é habitué retirar a luz eléctrica e, quando assim acontece passamos o natal as escuras.
  • Ajuda o Presidente João Lourenço (JLO) quer reformar o Pais mas, existem uns madies[3] que estão muito filipados[4] com as reformas.

As criancinhas dizem que somente posso fazer um pedido, mais nesta carta faço vários, não sei se te estou à pedir muito, mais está é a carta de um mwangolé, um mwangolé tem muitos pedidos Pai Natal, espero que possas atende-lo, pois não sabes o quão feliz me sentirei

Abraços Pai Natal!.

 

[1] Não/nada

[2] Alimento ou comida

[3] Pessoas/indivíduos

[4] Chateados

por Janísio C. Salomão

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »