Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

FBI prende ex-militar que planeava ataque terrorista no Natal

O FBI deteve nesta sexta-feira um ex-militar americano suspeito de planear um ataque terrorista em San Francisco no dia de Natal.

O suspeito foi identificado como Everitt Aaron Jameson, 26 anos, um ex-fuzileiro e actualmente operador de guindaste que “adoptou crenças jihadistas”, informa o agente do FBI Christopher McKinney na denúncia entregue a um tribunal federal da Califórnia.

Jameson foi denunciado por proporcionar apoio material a organização terrorista estrangeira e corre o risco de pegar até 20 anos de prisão.

Segundo o FBI, “nunca houve risco iminente para a população”.

O suspeito manifestou a um agente disfarçado do FBI que queria utilizar explosivos contra uma multidão no turístico Pier 39 de San Francisco, entre os dias 18 e 25 de Dezembro.

O ex-militar destacou que o “Natal seria o dia perfeito para se cometer o ataque” e disse não ter um plano de fuga porque estava “pronto para morrer”.

A casa do suspeito, na cidade de Modesto, 150 km de San Francisco, foi vasculhada na quarta-feira e o FBI encontrou seu testamento junto com várias armas e munição.

Segundo o agente do FBI, Jameson recebeu treinamento no Corpo dos Marines em 2009 e era especialista no manejo de fuzis. Foi dado baixa por esconder um histórico médico de asma.

Jameson pretendia atacar o Pier 39 por ser uma área que conhecia e que “estaria cheia de gente”.

O ex-militar revelou ao agente disfarçado do FBI, que se dizia um alto dirigente do grupo jihadista Estado Islâmico, que queria um “ataque como o de Nova York e o de San Bernardino”, combinando o uso de armas de fogo com atropelamento.

“Hoje nossos incríveis oficiais da lei ajudaram, mais uma vez, a frustrar um plano para assassinar americanos”, declarou o promotor Jeff Sessions.

“A ameaça do terrorismo islâmico radical é real, grave, mas o povo americano pode estar certo de que o departamento de Justiça seguirá protegendo nossa pátria”.

Segundo o FBI, Jameson expressou seu apoio ao ataque de Outubro em Nova York, quando um jihadista utilizou uma camionete para atropelar ciclistas, matando oito pessoas. (Afp)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »