Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

2017 foi o ano mais violento em duas décadas no México

O ano de 2017 foi o mais violento das últimas duas décadas no México com 23.101 homicídios registados até novembro, revelam dados oficiais hoje publicados.

Trata-se do número mais elevado de homicídios no país desde que estatísticas são divulgadas pelas autoridades há duas décadas.

O número ultrapassa o balanço de 2011 que era, até agora, considerado o ano mais violento no México, com o registo de 22.409 homicídios.

Só no mês de novembro foram contabilizadas 2.212 mortes, contra o valor recorde mensal de outubro de 2.380.

Segundo revelam os dados, zonas até aqui poupadas por confrontos entre cartéis de droga, como o estado da Baixa Califórnia do Sul (noroeste), muito apreciada pelos turistas estrangeiros, conheceram este ano uma vaga de violência sem precedentes.

Desde o lançamento, pelo Presidente mexicano Felipe Calderon (2006-2012) de uma guerra contra o tráfico de droga com a ajuda dos militares, a violência aumentou significativamente no país.

A ofensiva militar permitiu de facto a detenção de inúmeros líderes de cartéis, mas também levou à fragmentação de grupos criminosos e, por conseguinte, à multiplicação de episódios de violência no país, de acordo com analistas. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »