Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Partido Cidadãos ganha eleições na Catalunha, mas bloco pró-independência garante maioria

Os partidos pró-independência tiveram a maioria absoluta com um total de 70 das 135 cadeiras disputada nas eleições, de acordo com dados oficiais de 95% dos votos contados.

No entanto, foi o partido pró-sindicalista Cidadãos que foi o mais votado, liderando a alternativa sindicalista com 36 assentos.

No bloco pró-independência, os resultados contabilizados dão 34 deputados ao Juntos pela Catalunha, do ex-presidente catalão Carles Puigdemont; 32 para Esquerda Republicana da Catalunha (Esquerra Republicana) e 4 para a Candidatura da Unidade Popular (CUP).

Em Outubro, os catalães votaram pela separação da Espanha e declararam a Catalunha um estado soberano. Madrid respondeu com força decisiva ao declarar o referendo regional ilegal, dissolvendo o parlamento regional separatista, prendendo a maioria dos líderes pró-independência da Catalunha e empurrando o presidente Carles Puigdemont a fugir da nação, além de pedir uma eleição antecipada para Dezembro.

Foi registada uma participação recorde de quase 82% nas eleições antecipadas para o Parlamento da Catalunha. Na última eleição de 2015, a participação foi de 77%. (Sputnik)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »