Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Governo saúda eleições na Catalunha e sublinha “soberania de Espanha”

Executivo português está confiante que sejam encontradas “soluções de governação para a Catalunha”.

O Governo português reagiu esta sexta-feira às eleições regionais na Catalunha, que se realizaram ontem, saudando a “ a expressiva participação popular e o elevado grau de civismo com que decorreram as eleições”.

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros realça a importância de “encontrar soluções de governação para a Catalunha, preservando a soberania de Espanha”.

Nesse sentido, o Executivo mostra-se confiante de que “as instituições democráticas espanholas saberão cumprir esse desígnio de entendimento e concórdia”.

A posição do Governo português vai ao encontro da posição tomada pela União Europeia, que insiste na importância no diálogo mas que vê com muita cautela um futuro em que a Catalunha se separe de Espanha.

Ontem, recorde-se, o Ciudadanos foi o partido vencedor das eleições regionias, tendo elegido 37 deputados. No entanto, os partidos independentistas conseguiram assegurar uma nova maioria no parlamento e, nesse sentido, deverão formar o próximo governo catalão.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, também já reagiu às eleições de ontem e manifestou disponibilidade para dialogar com o futuro governo regional. No entanto, salientou a importância de que a lei seja cumprida. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »