Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Banco Mundial vai desembolsar mais de 88 ME para a saúde em Moçambique

O Banco Mundial vai desembolsar 105 milhões de dólares (88,4 milhões de euros) para o setor da saúde em Moçambique, destinados, essencialmente, às áreas de nutrição, saúde reprodutiva e materno-infantil, anunciou hoje em Maputo aquele organismo.

Em comunicado, o Banco Mundial dá conta de que o financiamento foi aprovado na quarta-feira pelo conselho de administração do grupo.

“Este financiamento, baseado em resultados, destina-se a áreas geográficas mal servidas e visa melhorar a utilização e a qualidade dos serviços de saúde incluindo, em particular, os que se referem à nutrição e à saúde reprodutiva, materna e infantil”, refere a nota.

O Banco Mundial assinala que Moçambique enfrenta desafios assustadores ao nível dos indicadores sociais, encontrando-se na posição 181 do Índice de Desenvolvimento Humano, de um conjunto de 188 países.

“Estou satisfeito pelo facto de aumentarmos o nosso apoio ao desenvolvimento humano numa altura em que Moçambique enfrenta pressões fiscais”, declarou o diretor do Banco Mundial para Moçambique, Mark Lundell, citado no comunicado.

A ajuda, prosseguiu, vai ser canalizada para áreas desfavorecidas e destina-se ao melhoramento do uso e qualidade de serviços de saúde, incluindo, particularmente, a nutrição e saúde reprodutiva e materno-infantil.

O comunicado observa que Moçambique está aquém de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no capítulo da saúde, apesar de alguns progressos.

O financiamento será canalizado através de um instrumento chamado Programa por Resultados, que apenas liberta os fundos de forma faseada e com base no alcance de metas pré-acordadas entre o Banco Mundial e o Governo moçambicano. (Sapo 24)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »