Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Paulo Maluf é preso por lavagem de dinheiro

O deputado Paulo Maluf se entregou nesta quarta-feira (20) à Polícia Federal (PF) para cumprir mais de sete anos de prisão por lavagem de dinheiro durante sua gestão como prefeito de São Paulo.

A imprensa mostrou imagens de Maluf, de 86 anos, chegando pela manhã à sede da PF em São Paulo, onde ainda permanecia durante a tarde à espera de sua transferência para a ala de idosos de uma cadeia em Brasília.

A determinação do ministro Edson Fachin foi anunciada após muitos pedidos da defesa para evitar o envio do deputado à prisão, usando como argumento a sua idade avançada e o estado de saúde.

Maluf foi governador do estado de São Paulo (1979-1982) e duas vezes prefeito da capital (1969-1971 e 1993-1996). Atualmente é um deputado aliado do presidente Michel Temer.

Em 2010, a Interpol incluiu seu nome na lista de procurados devido às ramificações internacionais de uma rede de lavagem de dinheiro procedente de negócios corruptos.

Em outubro de 2015, foi condenado na França a três anos de prisão e a pagar uma multa de 200.000 euros por “lavagem agravada” de dinheiro. Um tribunal de apelações de Paris confirmou a sentença este ano.

Em maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) o condenou a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão “pelo crime de lavagem de dinheiro”.

O Ministério Público o acusava de ter “desviado dinheiro de obras públicas e enviado ao exterior por operadores do mercado ilegal de câmbio”.

O caso se referia à construção da Avenida Jornalista Roberto Marinho, em São Paulo, durante sua segunda gestão como prefeito. As quantias desviadas totalizavam 170 milhões de dólares.

Desde então os advogados de Maluf multiplicaram os recursos, até que Fachin determinou na terça-feira à noite que o político devia começar a cumprir sua pena. (Afp)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »