Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Manuel Tocova condenado a 10 meses de prisão convertidos em multa

Antigo presidente interino de Nampula foi julgado por porte ilegal de arma, juntamente com Pedro Maria, antigo deputado da Renamo

O Tribunal Judicial da cidade de Nampula condenou nesta quarta-feira, 20, a 10 meses de pena de prisão convertida em multa e mais dois meses de multa ao ex-presidente interino do Conselho Municipal da cidade de Nampula, Manuel Tocova, e ao antigo deputado da Renamo Pedro Maria, por porte ilegal de arma de fogo e munições.

Tocova deverá pagar 240 mil meticais (4 mil dólares ) de multa, enquanto que Maria deve 60 mil meticais (mil dólares).

A arma de fogo e as respectivas munições estão nas mãos das autoridades judicias.

A pena aplicada foi contestadada por algumas pessoas na cidade de Nampula para quem pelo tipo de crime os acusados deveriam no mínimo ser condenados a dois anos de prisão efectiva e aplicação de multas.

Manuel Tocava, segundo o processo, foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo tipo pistola da marca CZ , adquirida em 2014 por via de aluguer a Pedro Maria, que tinha a licença de porte de arma expirada desde 2000.

O juiz Mohamed Calide disse que a arma não foi usada para prática de nenhum crime, mas a lei moçambicana proíbe o porte ilegal de arma.

Ele afirmou também que os réus agiram deliberadamente.

Em declarações à imprensa, Manuel Tocova adiantou que a justiça funcionou, mas disse que “seria bom que a justiça moçambicana funcionasse em todas as situações e não apenas no caso do Senhor Tocova”.

A defesa de Pedro Maria vai recorrer da decisão do tribunal, mas a de Manuel Tocova referiu que nesses casos é necessário respeitar a decisão do juiz.

Recorde-se que em Outubro, Manuel Tocova tinha sido condenado a três meses de pena suspensa por desobediência ao Ministério Público. (Voa)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »