Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Benguela: Recomendada divulgação da lei sobre funcionamento da sociedade cooperativista

As associações e cooperativas de produção do município da Ganda, recomendaram hoje, quarta-feira, nessa localidade,maior divulgação da Lei sobre o funcionamento da sociedade cooperativista.

No final de um encontro, que hoje abordou assuntos sobre o enquadramento legal das cooperativas, associativismo e seu conceito, objectivo, missão e visão estratégica, 35 líderes cooperativistas concluiram “que é necessária a disseminação da lei sobre o funcionamento da sociedade cooperativista, para que os diferentes actores dessa área possam aprofundar os conhecimentos sobre a mesma”.

Reconhecendo fragilidades no funcionamento das cooperativas e existência de questões burocráticas na legalização das mesmas, o encontro recomendou que cada cooperativa deve construir um modelo económico, de acordo com a sua tipologia como forma de contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais.

O associativismo, cooperativismo no meio rural, desafios do cooperativismo face às autarquias no futuro, experiência na área de formação ou reforço das capacidades organizacionais, domínio da língua Umbundu, trabalho com as comunidades e elaboração de relatórios, foram temas que estiveram igualmente no centro do encontro.

O coordenador municipal da Ganda da Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente, Justino de Figueiredo, afirmou, depois do encontro , que “o cooperativismo pode ser uma forma de organização empresarial, com vasta relevância económica e social, capaz de gerar emprego, aumentar a produção de bens e serviços e contribuir para segurança alimentar”.

O cooperativismo, explicou, constitui “um espaço de promoção de inclusão social, com vista à redução da pobreza, devendo o seu fomento elevar a organização na prestação de serviços aos cooperadores”. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »