Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente do Zimbabwe anuncia reformas no sector castrense

O Presidente zimbabweano, Emmerson Mnangagwa, anunciou nesta terça-feira, em Harare, a retirada de vários oficiais generais e a promoção de outros, entre outras mudanças, preconizadas para o sector castrense do país, noticiou a imprensa local, citada pela Prensa Latina.

De acordo com as informações, citadas pela imprensa sul-africana, o mandatário zimbabweano propôs a retirada do seu serviço militar activo de Constantino Chiwenga, comandante geral das Forças de Defesa (ZDF) e do comissário geral da Polícia, general Augustine Chihuri.

Chiwenga chefiou as ZDF desde 2003 e liderou o controlo militar do Zimbabwe em Novembro passado, que culminou com a renúncia do então presidente Robert Mugabe e a ascenção de Mnangagwa como chefe de Estado.

De igual modo, Chihuri que ocupava o cargo de comissário geral da Polícia desde 2008, será substituido interinamente pelo vice-comissário geral Godwin Matanga.

Por outro lado, foi promovido a general o tenente general Philip Sibanda, que assume o posto de comandante das Forças de Defesa.

Na Força aérea do Zimbabwe, o vice-marechal Elson Mayo, foi promovido ao grau de marechal e nomeado a frente do seu comando, em substituição de Perrance Shiri, que se retira com o grau de marechal de aviação na reforma, para ocupar o cargo de ministro das Terras, Agricultura e Reasentamento Rural.

Outro ministro, Sibusiso Moyo, foi promovido para o grau de tenente general na reforma, para ocupar o cargo das Relações Exteriores e Comércio Internacional, enquanto que o major general Engelbert Rugege, promovido a tenente general na reforma, assumirá o posto de comissário político do Partido União Nacional Africana do Zimbabwe-Frente Patriótico (ZANU-PF).

Segundo o porta-voz governamental, o presidente também promoveu a brigadeiro general a David Sigauke, John Chris Mupande, Paul Chima e Hlanganani Dube. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »