Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

INADEC pede desaconselha comprimidos para tratamento de doenças cancerígenas

O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) está a desaconselhar o consumo de dois lotes de comprimidos Avastin (Bevacizumabe) e Sutent (Sunitini Malate), ambos usados no tratamento de doenças oncológicas.

A informação consta de uma nota de imprensa divulgada ontem, 18.

Segundo o INADEC, os consumidores não devem utilizar o lote 1060 de comprimidos de 40 mg de Avastin, com validade até Fevereiro de 2019, nem o lote 2001 de comprimidos Sutent, também válidos até 2019.

O Avastin é um medicamento que contém a substância activa bevacizumabe, utilizado isoladamente ou em associação com outros medicamentos no tratamento de vários tipos de cancro em adultos.

Já o Sutent integra a substância activa malato de sunitinib e é indicado no tratamento do tumor maligno do estroma gastrointestinal, carcinoma de células renais metastático e tumores neuroendócrinos pancreáticos.

“Considerando os riscos que estes medicamentos representam para a saúde e vida dos consumidores, o INADEC vem alertar para não adquirirem os referidos produtos”, lê-se na nota divulgada pelo instituto.

O INADEC apela ainda à denúncia dos locais que estejam a comercializar os referidos lotes, “para que os órgãos de fiscalização e inspecção ajam em conformidade com a lei”.

O alerta do Instituto angolano surge meses depois de a Organização Mundial da Saúde ter emitido um alerta internacional para medicamentos falsificados da marca Avastin (bevacizumab) e Sutent (malato de sunitinib). (Novo Jornal Online)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »