Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Falha médica na base da morte de paciente no Bengo

O inquérito sobre a morte da cidadã Emília Francisco, de 66 anos, no dia 2 de Dezembro, no Hospital Geral do Bengo concluiu haver incumprimento do protocolo de atendimento da paciente no banco de urgência, informou hoje, terça-feira, o Governo Provincial.

Emília Francisco foi picada no pé por uma centopeia e recebeu tratamento no banco de urgência do Hospital Geral do Bengo, em Caxito, mas recebeu alta do corpo clínico em serviço, apesar de queixar-se de muitas dores, acabando por falecer horas depois.

“Macroscopicamente, dado ao quadro clínico caracterizado por extensa perda de tecido celular subcutâneo/queimadura de segundo grau, desde o terço superior ao inferior da coxa circular/septicemia a paciente não deveria ter uma receita e ser orientada para o tratamento em casa, visto que o correcto seria mantê-la em observação para a diferenciação posterior”, explica o documento.

A comissão de inquérito chegou a conclusão que houve falta de comunicação entre os profissionais e a acompanhante da paciente, denotando que por falta de preenchimento do registo clínico não houve nenhum pedido de exames complementares de diagnóstico e sinais vitais.

“Houve falta de acompanhamento da equipa multidisciplinar ao doente que se encontrava na SO – os profissionais da enfermagem no exercício das suas funções não devem abandonar o paciente no meio do tratamento sem garantia de continuidade de assistência, salvo em caso de absoluta força maior, tanto é que quem deve definir o destino do paciente é a equipa de enfermagem e não o familiar”, explica.

Nesta perspectiva, está em curso a constituição de um processo disciplinar à equipa médica para posterior medidas que se impõe. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »