Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Lunda Sul: Registo de 892 infracções laborais em 2017 constitui destaque da semana noticiosa

Oitocentas e 92 infracções laborais foram registados de Janeiro a presente data pelo serviço provincial de Inspecção Geral do Trabalho na Lunda Sul, representando um aumento de 359 casos em relação a igual período de 2016, informou o inspector chefe da instituição, Abel Seheno Fidel.

Em declarações à Angop, o inspector fez saber que as infracções foram detectadas durante 293 visitas realizadas, sendo 238 laborais e 55 técnicas a várias empresas e estabelecimentos comerciais da província.

Dentre as infracções registadas destacam-se a falta de segurança social, horário de trabalho, folha de salário, qualificador ocupacional, mapa de férias, contratos e vistos de trabalho, seguros de acidente laboral, subsídios e salário mínimo nacional.

Foi destaque na área social, o sector da Educação da comuna do Sombo, município do Dala, província da Lunda Sul, necessita de 19 professores do nível primário, I e II ciclo do ensino secundário, para o ano lectivo/2018.

De acordo o administrador comunal do Sombo, David Muangongo, o reforço do corpo docente permitirá minimizar a carência de professores na região, principalmente no ensino primário no qual há regista-se maior número de alunos nas salas de aulas.

Fez saber que a comuna possui apenas três escolas e as localidades de Canzangi e Sacazanga, respectivamente, são as mais carenciadas de professores.

Para minimizar tal problema, informou que o sector da Educação tem recorrido a voluntários com conhecimentos pedagógicos, que têm ajudado a leccionar nas salas onde faltam docentes.

Igualmente os jovens em vias de concluir o ensino médio no município de Muconda, 191 quilómetros a sul da cidade de Saurimo (Lunda Sul), foram encorajados a ingressarem numa das universidades da região, para melhor contribuírem no processo de desenvolvimento da circunscrição.

O encorajamento veio da administradora municipal adjunta do Muconda, Domingas Paulo, sugerindo aos jovens a procurar formar-se nos cursos técnicos, dotando-se de conhecimentos e capacidades para os actuais e futuros desafios do mercado de trabalho.

No sector da saúde, as unidades sanitárias da comuna do Sombo, cerca de 170 quilómetros da cidade de Saurimo (Lunda Sul), beneficiaram kits de antipalúdicos, com vista a garantir a assistência médica e medicamentosa aos pacientes informou o director provincial da Saúde, Costa Samuquinda.

O responsável adiantou que, para além de antipalúdicos, as unidades sanitárias beneficiaram ainda de antibióticos: injectáveis e em comprimidos para acudir a carência destes nas farmácias, uma vez que a malária continua a ser a patologia mais frequente e que enferma a população local, atendendo a época chuvosa que se vive.

No sector político, foi destaque o repatriamento de 20 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) pelo Serviço de Migração Estrangeiros (SME) na província da Lunda Sul, por estadia ilegal no território angolano.

Os mesmos foram repatriados através do posto fronteiriço do Cassai-Sul, no município do Muconda, na sequência de operações de rotina levadas a cabo pelos efectivos do SME na região, em parceria com a Polícia Nacional.

A cerimónia de repatriamento foi testemunhada pelo delegado provincial do Ministério do Interior na Lunda Sul, Aristófanes dos Santos. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »