Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

“Exoneração” lidera a lista de preferências para Palavra do Ano 2017 em Angola

Os vocábulos “exoneração”, “mudança” e “divisas” lideram a lista de preferências dos internautas angolanos para a escolha da Palavra do Ano 2017, divulgou hoje a entidade promotora.

Segundo a Plural Editores Angola, que organiza a iniciativa, participaram na votação, até à data, cerca de mil internautas e a palavra vencedora será conhecida no dia 30 de janeiro próximo, pelas 18:30 locais, numa cerimónia no Centro Cultural Português, em Luanda.

“Exoneração”, que está à frente nas preferências, foi escolhida, na sequência da política aplicada pelo atual Presidente de Angola.

Desde a tomada de posse, em setembro, João Lourenço mudou as chefias militares, ordenou a exoneração de titulares de cargos públicos, em organismos do Estado, na Polícia e na administração de empresas estatais de diamantes, minerais, petróleos, comunicação social, banca comercial pública e do Banco Nacional de Angola, tendo exonerado, entre outros, Isabel dos Santos, filha do anterior presidente angolano, da liderança da Sonangol.

A escolha da Palavra do Ano 2017 de Angola prossegue até ao final do mês, em www.palavradoano.co.ao.

Às três primeiras – “exoneração”, “mudança” e “divisas” -, segue-se, em 4.º lugar, “eleições”, em 5.º, “micha”, que significa uma fatia de pão fabricado com farinhas diversas, em 6.º, “barragem”, em 7.º, “kaluanda”, “termo que se tornou comum e é usado para designar algo ou alguém que é originário de Luanda”, esclarece a Plural Editora Angola, que organiza a iniciativa.

No 8.º lugar está a palavra “professor”, seguindo-se, “maka”, frequentemente usada em expressões como “não há maka” ou “não tem maka”, para “descrever situações de fácil resolução”.

“Maka”, que significa conflito ou discórdia, é uma palavra que tem origem no kimbundu, dialeto falado em várias partes de Angola, nomeadamente no noroeste, incluindo a capital.

A fechar as preferências dos internautas, até ao dia de hoje, está o termo “candongueiro”, nome dado “ao meio de transporte mais utilizado em Angola, o popular veículo de passageiros, geralmente pintado de branco e azul”.

No ano passado, quando se realizou a escolha da Palavra do Ano, em Angola, pela primeira vez, a eleita foi “crise”, tendo mobilizado 31% dos votos. (Diário de Notícias)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »