InicioEconomiaCunene: Comercialização da carne regista subida em Ondjiva

Cunene: Comercialização da carne regista subida em Ondjiva

O preço de comercialização da carne bovina e suína nos principais talhos da cidade de Ondjiva, província do Cunene, registaram desde Novembro aumento, devido a subida do preço de aquisição de animais.

Segundo pode apuro a Angop, quinta-feira, o kilo de carne bovina está a ser comercializado por 1800 kwanzas, contra os mil e 200 anteriores.

O proprietário do talho Pawa localizado no bairro Naipalala, José Kayovo , disse que a subida deve-se ao custo da compra do boi, acrescentando que anteriormente compravam os animais por 60 a 80 mil kwanzas, mas actualmente é comercializado por 160 a 200 mil kwanzas.

Domingos Tchivela do talho Kafito disse que a subida resulta dos custos de aquisição de animais vivos, que subiu consideravelmente e com o transporte não será possível praticar o preço anterior.

João Katuto do talho Benvindo explicou que a procura de animais aumentou no mercado rural, que regista actualmente um maior fluxo de compradores oriundos de outras províncias, aliciando os criadores tradicionais de gado com preços altos

Já o inspector do comércio no Cunene, Calmindo Napoleão afirmou que o aumento do preço da carne, resulta de uma concertação da comissão de avaliação de preços na intenção de encontrar um valor de consenso que beneficie tanto o consumidor como o vendedor.

Calmindo Napoleão disse que o custo de aquisição de animais, transição do local de venda ao de abate, entre outros, envolve encargos para os operadores, resultando na alteração dos preços. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.