Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Cabo Verde colocado como país mais democrático em África

Cabo Verde figura na primeira posição de uma lista de 10 países africanos que se destacam como “livres” no mapa mundial da Freedom House, que mede graus de liberdades públicas e direitos políticos, apurou a PANA terça-feira, na cidade da Praia.

O arquipélago apresenta um índice alto de 90, semelhante ao de França, numa escala de 0 a 100, seguido das ilhas Maurícias (89), do Gana (83), Benim (82), de São Tomé e Príncipe (81), do Senegal, da África do Sul e da Tunísia (78), da Namíbia (77) e do Botswana (72).

Esta lista de 10 países africanos que se destacam como “livres” representa 18 porcento do total da população do continente e apenas 12 porcento da população ao sul de Sara.

Em seguida, estão os países “parcialmente livres”, sendo 41 porcento ao sul do Sara e 49 porcento da população africana.

Nesta lista figuram países como Marrocos, Mali, Côte d’Ivoire, Togo, Níger e Nigéria, Quénia, Zâmbia, Tanzânia, Moçambique, Malawi, Zimbabwe ou Madagáscar, entre outros.

O relatório anual da Freedom House, que avalia a condição dos direitos políticos e das liberdades civis em todo o mundo, é composto de classificações numéricas e textos descritivos de apoio para 195 países e 14 territórios.

Publicado desde 1973, o documento permite que a Freedom House acompanhe as tendências globais da liberdade ao longo de mais de 40 anos.

Tornou-se no relatório mais lido e citado de seu tipo, usado regularmente por formuladores de políticas, jornalistas, académicos, ativistas e muitos outros.

É considerado como “a primeira e melhor fonte disponível sobre o estado dos direitos políticos e civis em todo o mundo, igualmente útil para estudiosos e profissionais interessados pelo estado da democracia e da liberdade humana”. (Panapress)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »