Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Netos de Edir Macedo terão sido roubados em Portugal, revela investigação da TVI

Os netos de Edir Macedo, milionário brasileiro e líder espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), terão sido roubados em Portugal num esquema de tráfico de menores que operou durante os anos 1990 a partir de um lar para crianças gerido por aquele movimento em Lisboa.

Os detalhes deste esquema de tráfico de menores são contados na série informativa “O Segredo dos Deuses”, resultado de uma investigação de sete meses das jornalistas da TVI Alexandra Borges e Judite França.

O lar para crianças funcionou entre 1994 e 2001 de forma ilegal e acolhia crianças entregues diretamente por famílias em dificuldades, sem passar pelos trâmites legais. Os menores acabavam depois no estrangeiro, adotados ilegalmente por bispos e pastores da IURD. Entre os casos mais mediáticos estarão os netos do bispo Edir Macedo, que também serão oriundos desta rede de tráfico de menores.

Muitas destas histórias só são conhecidas agora, 20 anos depois dos factos, porque apenas agora foi possível recolher testemunhos e documentação original de pessoas envolvidas nos casos (incluindo mães das crianças em questão) que se afastaram da IURD e divulgaram os esquemas.

Segundo a investigação, apesar de o Lar Universal funcionar de forma ilegal, muitas das crianças foram enviadas para lá pelos próprios tribunais e pela Segurança Social. As crianças eram depois disponibilizadas numa espécie de catálogo para serem levadas para o Brasil.

A série “O Segredo dos Deuses”, composta por 10 episódios, estreia esta segunda-feira depois do Jornal das 8, e será transmitida diariamente até ao dia 22 de dezembro. (Observador)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »