Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Combate à Doença do Sono com novas técnicas de diagnóstico

Duas novas técnicas de combate à Doença do Sono, Tripanossomíase Humana Africana, começam a ser implementadas no dia 15 deste mês no Bengo e no Uíge, províncias consideradas endêmicas

Em declarações hoje, segunda-feira, à Angop, o chefe de Departamento de Gestão Técnica e Supervisão do Instituto de Combate e Controlo das Tripanossomíases (Icct), Paulo Makana, disse que, a partir do dia 15 deste mês, o diagnóstico de casos será efectuado com testes rápidos e através da Biologia Molecular, que consiste na detecção rápida do ADN do tripanossoma no sangue.

Para tal, será introduzido um novo modelo de microscópio florescente, que vai facilitar também o diagnóstico da doença.

“A implementação destas técnicas faz parte de um projecto que está a ser financiado pela Fundação Internacional para Inovação de Novos Diagnósticos”, para ajudar Angola a combater a Doença do Sono”, frisou.

De acordo com Paulo Makana, para a eliminação da doença até 2020, meta da OMS, o Icct vai aumentar a cobertura epidemiológica, integrando os seus serviços nas unidades sanitárias públicas, com técnicos formados em matéria de tratamento e diagnóstico da tripanossomíase.

“A experiência piloto foi em Cabinda e hoje a província conta com 13 unidades onde se pode encontrar atendimento nesta especialidade”, disse.

Acrescentou que esta estratégia vai aumentar a cobertura epidemiológica e, consequentemente, o diagnóstico precoce de casos.
(Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »