Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

EUA: decisão de Trump sobre Jerusalém fará processo de paz avançar

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, insistiu neste domingo (10) que a decisão do presidente Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel e transferir sua representação diplomática para essa cidade “fará o processo de paz avançar” no Oriente Médio.

O giro político de Washington tem sido muito criticado pelos palestinianos, por líderes árabes e por parte da comunidade internacional, preocupada com os protestos na região.

Para Nikki, esses temores são exagerados.

Em sua opinião, Trump é o primeiro presidente americano que teve a “coragem” de aplicar a lei adoptada no Congresso em 1995, mas que foi sistematicamente prorrogada por todos os presidentes.

“Sobre as pessoas incomodadas, sabíamos que isso aconteceria. Se deve a um ato de coragem. Mas acredito firmemente que isso fará o processo de paz avançar”, declarou, em entrevista à emissora CNN.

Haley sugeriu que esse passo simplificaria as negociações.

“Agora, (israelitas e palestinianos) podem se reunir para tomar uma decisão sobre as fronteiras, podem decidir sobre os limites e o que quiserem que Jerusalém seja”, assegurou.

Desde que, na quarta-feira, Trump anunciou sua mudança diplomática com relação a Jerusalém, ocorreram manifestações e confrontos no Oriente Médio.

Nos Territórios Palestinianos, quatro pessoas faleceram.

O presidente palestino, Mahmud Abbas, disse que não se reunirá com o vice-presidente americano, Mike Pence, nas próximas semanas. Já o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que Israel é um “Estado terrorista” e “assassino de crianças”, enquanto o papa Francisco pediu “sensatez e prudência”. (Afp)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »