Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente da República já está em Luanda

O Presidente da República, João Lourenço, regressou ao final da tarde de hoje (sábado) a Luanda, depois de ter efectuado uma visita de algumas horas à República do Congo, onde participou numa Cimeira tripartida, para analisar a questão da paz na RD Congo.

Para apresentar cumprimentos de boas-vindas ao Chefe de Estado angolano estiveram, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o vice-presidente da República, Bornito de Sousa, os presidentes da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e do Tribunal Constitucional, Manuel Aragão, o governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, membros do governo entre outras individualidades.

Em Brazzaville, João Lourenço reuniu-se com os estadistas do Congo, Dinis Sassou Nguesso, e da RD Congo, Joseph Kabila, tendo em agenda a situação vigente no Congo Democrático, numa altura em que se registam intensas pressões internas e externas sobre Joseph Kabila, para que organize eleições conduzentes a uma transição pacífica do poder.

Do ponto de vista político, a situação interna do país é caracterizada por focos de instabilidade militar, protagonizados por residuais grupos armados, sobretudo no leste do país, e por manifestações da oposição e sociedade civil.

Um compromisso entre os principais actores políticos levou a Comissão Eleitoral Nacional Independente a anunciar um novo calendário eleitoral, que estabelece finalmente a eleição do Presidente da República para o dia 23 de Dezembro de 2018.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou de imediato este compromisso, mas advertiu contra qualquer novo adiamento, bem como ameaçou agir contra “todos os actores congoleses cujas acções e declarações possam dificultar (…) a organização das eleições”.

O encontro insere-se no âmbito dos esforços para garantir a paz, estabilidade e cooperação na RD Congo e na região dos Grandes Lagos, com o envolvimento de países vizinhos, organizações regionais e da Organização das Nações Unidas.

Durante a visita de trabalho João Lourenço encontro-se com o seu homólogo do Congo, Denis Sassou Nguesso, com quem analisou o estado da cooperação bilateral.

Acompanhou o Presidente da República nesta missão uma delegação governamental chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, no âmbito do estreitamento dos laços de amizade, análise e revisão de alguns projectos comuns e na salvaguarda da boa vizinhança entre os dois estados fronteiriços.

Presentemente a cooperação está focada nos sectores dos Petróleos, Agricultura, Justiça, Pescas, Cultura, Defesa, Telecomunicações e Finanças.

As duas repúblicas têm laços estreitos de amizade e cooperação vigentes desde os primórdios da independência de Angola conquistada a 11 de Novembro de 1975, bem como a nível das organizações regionais e internacionais que ambos integram como a Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), a União Africana (UA) entre outras.

Esta é a terceira deslocação oficial do Presidente João Lourenço nos últimos 15 dias, depois de ter estado em Abidjan, Côte d’Ivoire, para a 5ª Cimeira União Africana – União Europeia, e na África do Sul em visita de Estado. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »