Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Papa chama a atenção em dia festivo para deterioração e corrupção em Roma

O papa Francisco lamentou nesta sexta-feira a deterioração e a degradação de Roma, usando uma oração tradicional num dia nacional de comemoração para chamar a atenção para problemas como danos ambientais e corrupção na capital italiana.

O papa fez os comentários na base da famosa escadaria da Praça da Espanha, onde todos os anos papas homenageiam a estátua de Nossa Senhora na Festa da Imaculada Conceição.

Roma nos últimos anos tem se deteriorado, com ruas cheias de buracos, acúmulo de lixo, jardins públicos negligenciados onde o mato alcança o tamanho de uma pessoa.

Francisco, que também é bispo de Roma, orou para que os moradores da cidade desenvolvam “anticorpos contra os vírus dos nossos tempos”.

Entre outros, ele citou “resignação com a degradação ambiental e ética”, “incivilidade”, “desprezo pelo bem comum” e “medo de imigrantes”.

Em Julho, dois líderes de um grupo criminoso que roubaram os cofres da cidade foram condenados junto com cerca de 40 políticos, autoridades e empresários, ao fim de um dos maiores julgamentos de corrupção da capital italiana.

Integrantes de gangues são acusados de se infiltrar na administração da cidade e usar propina e intimidação para conseguir contratos públicos lucrativos, incluindo a administração de centros para imigrantes que vieram para a Itália da África.

Nesta sexta, o papa falou sobre a necessidade de ajudar “tantas pessoas que vieram para cá de lugares de fome e guerra”. (Reuters)

por Philip Pullella

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »