Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Centro de formação profissional Agostinho Neto concluído em 2018

As obras de ampliação e reabilitação do centro de formação profissional “Agostinho Neto”, situado na cidade do Luena, província do Moxico, com capacidade para formar mil e quinhentos técnicos, será concluído em 2018.

Trata-se de uma infraestrutura com 14 salas de aulas, biblioteca, áreas técnicas, sala de professores, área administrativa, área para aulas práticas, refeitório, áreas de lazer, oficinas, entre outras, cujas obras encontram-se executadas a 97 porcento.

Em declarações à imprensa, no final da visita efectuada sexta-feira às obras, o secretário de Estado da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Manuel de Jesus Moreira, adiantou que dentro de duas semanas virão técnicos da capital, a fim de averiguar o ponto de situação e criar-se condições técnicas e humanas para o seu arranque.

Disse que o centro terá missão de capacitar técnica e profissionalmente mais de mil jovens e vai receber dentro em breve equipamentos para as oficinas de serralharia e carpintaria, material eléctrico, e outros que serão usados em diversas áreas de formação com vista a permitir o seu arranque brevemente.

Na ocasião, ressaltou a importância da conjugação de esforços entre o governo da província e o MAPTSS em trabalhar em conjunto, de formas a encontrar-se soluções rápidas no que tange a carência de combustível e energia vividas em alguns centros de formação.

Reforçou que a formação profissional dos jovens e a criação de empregos para esta franja constitui a principal preocupação do novo Executivo, daí a necessidade de criar-se a breve trecho condições no sector, de formas a absorver o maior número possível de jovens em formação técnica e profissional.

No seu trabalho de campo realizado na cidade do Luena e arredores constatou o grau de funcionamento da escola rural cidadela jovens de sucesso em Sacassanje, do centro local de empreendedorismo e emprego (CLESE), da direcção provincial de segurança social.

O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) no Moxico controla sete centros de formação profissional com 20 cursos, nomeadamente, carpintaria, serralharia, alvenaria, empreendedorismo, informática, electricidade, agricultura, corte e costura, culinária, inglês entre outros. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »