Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Notificados mil e 174 casos de HIV em Cabinda

Mil e 174 casos positivos de HIV foram notificados, num universo de 61 mil e 174 pessoas testadas de Janeiro a Setembro do ano em curso, correspondendo a uma taxa de seroprevalência de 1,9 porcento, informou hoje, sexta-feira, nesta cidade, o coordenador do programa provincial de Cabinda de Luta Contra a Sida, Vanda Júnior.

Em breves declarações à Angop, Vanda Júnior adiantou que em igual período de 2016, o programa testou 55 mil e 57 pessoas, das quais mil e 43 deram positivo correspondendo a uma taxa de seroprevalência de 1,9 porcento.

Justificou a permanência da percentagem serológica, devido a tomada de consciência por parte da população, registando-se uma maior aderência aos serviços de testagem existentes nas unidades sanitárias em relação aos anos anteriores, sendo que os testados positivos começarem o tratamento logo após o diagnóstico.

Vanda Júnior referiu que a faixa etária de 15 a 35 anos é a mais afectada com realce para as mulheres gravidas, por ser a fase da reprodução humana.

Garantiu estarem disponíveis os fármacos para o tratamento dos casos positivos em toda província de forma gratuita, com base a Tripla, Duovir-N, Aluvia, dentre outro.

Exortou mais uma vez a população a aderir ao tratamento para saber o seu estado serológico, de modo a evitar as doenças oportunistas do HIV, causadores do elevado nível de morte por parte dos portadores.

Para o caso das doenças oportunistas do HIV, os pacientes são encaminhados para o Hospital de Contagioso de Santa Catarina, os quais findo o tratamento regressam a unidade sanitária onde faz o seguimento da doença, esclareceu. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »