Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

May a caminho de Bruxelas para encontro com Juncker sobre o Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, está a caminho de Bruxelas, onde vai reunir-se esta manhã com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, confirmou Downing Street, após a UE ter anunciado um provável encontro.

Theresa May viaja acompanhada pelo ministro britânico para o ‘Brexit’, David Davis, devendo chegar a Bruxelas “pouco antes” das 07:00 (hora de Luanda) para se encontrar com o presidente da Comissão Europeia e com o negociador chefe da União Europeia, Michel Barnier, detalhou Downing Street.

A Comissão Europeia anunciou, esta madrugada, uma provável reunião entre May e Juncker pelas 07:00 (06:00 em Lisboa), numa altura em que Londres e a União Europeia tentam alcançar um acordo sobre a primeira fase das negociações do ‘Brexit’.

A reunião, entretanto também confirmada pela Comissão Europeia, deverá ser seguida de uma conferência de imprensa “por volta das 07:30/08:00” (06:30/07:00 em Lisboa).

A porta-voz da Comissão Europeia Margaritis Schinas informou na quinta-feira que as negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (‘Brexit’) estavam a avançar, mas que ainda não tinham chegado ao fim, pelo que iriam “prosseguir toda a noite”.

Isto depois de, na quarta-feira, May ter afirmando que Londres e Bruxelas estavam “a pontos” de passar à segunda fase do processo negocial.

O presidente do Conselho Europeu anunciou na quinta-feira que fará hoje uma declaração à imprensa sobre o estado das negociações do ‘Brexit’ às 07:50 em Bruxelas (06:50 de Lisboa). Fonte europeia explicou que Donald Tusk irá apresentar um ponto de situação seja ele qual for esta manhã, antes de partir para uma visita à Hungria.

Bruxelas e Londres estão a esforçar-se por concluir até ao fim da semana um acordo sobre os principais aspetos do divórcio, a fim de passar a uma segunda fase de negociações, dedicada à sua relação futura.

A União Europeia e o Reino Unido falharam na segunda-feira, após um almoço entre Juncker e May, em selar um acordo sobre as linhas gerais do seu ‘divórcio’, encalhando na questão relativa ao futuro da fronteira irlandesa após o ‘Brexit’.

Esta questão é uma das três prioridades desta primeira fase das negociações do ‘Brexit’, juntamente com a regulamentação financeira da separação e os direitos dos cidadãos estrangeiros.

Em vésperas de uma cimeira europeia, os 27 estão a exigir “progressos suficientes” nestas três áreas antes de aceitarem abrir uma segunda fase das negociações do ‘Brexit’, que inclui as futuras negociações comerciais exigidas com insistência por Londres.

O objetivo dos europeus é selar este acordo rapidamente para poderem proceder à sua validação na cimeira europeia agendada para a próxima semana em Bruxelas. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »