Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Huambo: Governador realça benefícios da cooperação com Cuba

O Governador do Huambo, João Baptista Kussumua, reconheceu, quinta-feira, os benefícios da cooperação com Cuba, no desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos angolanos.

Falando na cerimónia que marcou a celebração dos 121 anos da morte do General Antonio Maceyo Crajales, segundo comandante do Exercito de Independência Cubano, o governador sublinhou o trabalho dos quadros cubanos no Huambo, que têm resolvido os problemas dos cidadãos, sobretudo, nas áreas da saúde e educação.

João Baptista Kussumua, lembrou o contributo e determinação prestado pelos internacionalistas cubanos em vários domínios na vida militar, social e económica de Angola, que ofuscou a intenção das forças antagonistas de dividir o país aquando da Independência Nacional

“Queremos reiterar o nosso agradecimento, porque na vida existem actos que não têm preço. Não temos como restituir a vida de milhares de cubanos que tombaram pela causa dos angolanos”, destacou.

O acto, que teve lugar no Largo de Amizade Angola e Cuba, foi marcado com a deposição de uma coroa de flores e entrega de diplomas de reconhecimento a quadros cubanos.

António Maceyo Crajales foi um dos líderes guerrilheiros mais notáveis da América Latina do século XIX, com perspicácia militar notável.

Foi morto a 7 de dezembro de 1896, nas proximidades de Punta Brava, caindo numa embuscada de militares espanhóis, quando estava apenas acompanhado por sua escolta pessoal (dois ou três homens) e o médico, que vendeu sua posição ao coronel espanhol Francisco Cirugeda. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »