Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angola vai aprofundar cooperação económica com Egipto

O ministro da Economia e Planeamento de Angola, Pedro Luís da Fonseca, disse, na cidade de Sharm El-Sheikh, Egipto, que as discussões em curso entre as autoridades angolanas e egípcias, para um novo de cooperação económica, poderão aprofundar as relações de amizade entre os dois países.

De acordo com uma nota de imprensa da embaixada angolana no Egipto, chegada hoje à Angop, o governante fez estas declarações, a um canal televisivo local, à margem da sua participação no Fórum África 2017, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

O fórum, que a par do Chefe de Estado anfitrião Abdel Fattah El-Sisi, junta desde quinta-feira alguns homólogos de países africanos, com realce para Alpha Condé, da República da Guiné, Paul Kagame, da República do Ruanda e Alassane Ouattara, da Côte d’Ivoire, assim como primeiros-ministros, ministros, empresários e diplomatas de África.

Pedro Luís da Fonseca disse que Angola espera contar com a experiência do Egipto na implementação do seu programa estratégico de diversificação da economia nacional, sobretudo, em sectores como a indústria, a agricultura, o turismo, o tecnológico, o energético e de infra-estruturas.

Esclareceu igualmente que Angola está a impulsionar este programa para fazer face aos efeitos negativos causados à economia, resultantes da queda do preço do petróleo no mercado internacional e que para execução exitosa do mesmo está aberto a investimentos estrangeiros, que promovam o crescimento económico e empresarial do país, com Estados com os quais mantém relações de cooperação, como é o caso do Egipto.

Quanto ao Fórum, o programa desta quinta-feira ficou marcado pela comunicação feita pelo Presidente egípcio Abdel-Fattah El-Sisi dirigida a jovens empreendedores, tendo apelado aos líderes mundiais a prestarem mais atenção à juventude, por esta constituir um elemento fundamental ao desenvolvimento económico dos seus países.

Nesta sexta-feira, o Presidente egípcio Abdel-Fattah El-Sisi, presidiu à sessão de abertura do painel de negócios entre empresários de vários países presentes, tendo na sua dissertação revelado que os investimentos do seu país em 2016 no continente ascenderam a um bilião de dólares e comprometeu-se em facilitar negócios aos investidores africanos no Egipto, assim como a promoção da integração entre os países de África.

O fórum está a ser co-organizado pelo Ministério do Investimento e Cooperação Internacional do Egipto e pela Agência Regional de Investimentos (RIA) da COMESA e tem por objectivo a promoção de investimentos para o crescimento inclusivo do continente africano, o fomento de investimentos e negócios em sectores estratégicos. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »