Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Tillerson mantém postura firme sobre sanções contra Rússia devido a Ucrânia

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, manteve uma postura rígida contra a Rússia durante visita à Europa nesta quinta-feira, dizendo em frente a seu equivalente russo que Washington irá manter suas sanções contra o país inalteradas até que Moscovo deixe a Ucrânia.

O conflito entre forças da Ucrânia e separatistas apoiados pela Rússia tomou mais de 10 mil vidas desde que começou em 2014. A Rússia nega acusações de que teria alimentado o conflito e fornecido armas e combatentes.

Falando durante uma reunião de ministros de Relações Exteriores da Organização para Cooperação e Segurança na Europa (OSCE), Tillerson foi ainda mais longe na descrição do envolvimento da Rússia no conflito e das consequências que enfrenta do que no dia anterior quando encontrou com aliados da NATO em Bruxelas.

“Nós devemos ser claros sobre a fonte dessa violência”, disse, em referência às crescentes violações de cessar-fogo registadas pela Missão Especial de Monitorização de observadores da OSCE no leste da Ucrânia.

“A Rússia está armando, liderando, treinando e lutando ao lado de forças anti-governo. Nós pedimos que a Rússia e seus representantes encerrem seu assédio, intimidação e seus ataques contra a missão especial de monitorização da OSCE”, acrescentou.

“No leste da Ucrânia nós nos juntamos a nossos parceiros europeus na manutenção das sanções até que a Rússia retire suas forças da região Donbass e cumpra seus compromissos de Minsk”, disse Tillerson, se referindo a um acordo anterior para promover a paz na Ucrânia.

por Francois Murphy

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »