Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Costa na lista das pessoas a ter em conta na Europa em 2018

Ranking de 28 personalidades foi anunciado hoje pelo site Politico. Primeiro-ministro português surge entre os dez primeiros.

Apelidado de “o esquerdista de sucesso”, António Costa é o nono na lista de 28 pessoas que a versão europeia do site Politico garante que irão “moldar a Europa em 2018”.

O primeiro-ministro português é descrito como um “caso raro na Europa de hoje: um socialista de sucesso”, mas também como um “um duro lutador político escondido atrás de um pronto sorriso de campanha”, com o Politico a dizer que “depois de guiar o seu partido para uma vitória recorde nas eleições autárquicas de outubro”, Costa entra no novo ano “esperando fazer ainda melhor”.

O site lembra que António Costa viu a sua popularidade beliscada pela forma como o governo geriu os incêndios de julho e outubro, mas que “os apoiantes de Costa esperam que a rápida recuperação económica de Portugal restabeleça rapidamente a posição do primeiro-ministro”.

Costa é ainda elogiado pela “sua habilidade notável para equilibrar as exigências de esquerda para reverter o apertar de cinto da recessão com uma poupança cautelosa que agradou aos investidores estrangeiros e aos parceiros de Portugal na zona euro”.

É também recordado que no próximo ano, “Costa terá de continuar a sua ação de equilíbrio económico, enfrentar um novo líder da oposição e usar as suas habilidades políticas para gerir um relacionamento complicado com os dois partidos de extrema-esquerda que apoiam o seu governo minoritário”, sublinhando que o objetivo do primeiro-ministro é “garantir uma maioria absoluta nas próximas eleições legislativas, previstas para 2019”.

O Politico refere também os elogios feitos pelos socialistas europeus, como o do ex-presidente francês François Hollande. “O que está a acontecer em Portugal é um exemplo do que se consegue fazer com um programa de governo que é ao mesmo tempo credível e fiel aos teus valores”.

A Classe de 28 para 2018 do Politico é liderada pelo alemão Christian Lindner, o líder dos liberais alemães que fez cair as negociações de uma coligação com Angela Merkel, deixando a Alemanha num impasse político. Segue-se Michael Gove, o ministro britânico do ambiente e um dos mentores do brexit, e Muriel Pénicaud, a ministra do Trabalho de França e um dos nomes fortes do governo de Emmanuel Macron. (Diário de Notícias)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »