Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Praga do tomateiro atinge níveis preocupantes no Huambo

A praga do tomateiro que se regista, nesta época chuvosa, nos municípios de Lonjongo e Caála, província do Huambo, esta a atingir níveis preocupantes, uma vez que esta a causar prejuízos consideráveis aos produtores.

O chefe do departamento da agricultura da direcção provincial, Anaz Vidro, disse terça-feira que a praga do tomateiro denominada “ Tuta Absoluta”, que se regista desde Outubro, já se alastra para outros municípios, apesar dos apoios técnicos que estão a ser prestados, situação que preocupa as autoridades agrícolas.

Por este motivo, deu a conhecer, a Direcção Provincial da Agricultura, para além do apoio do Instituto de Investigação Agronómica, criou uma equipa multi-sectorial, composta por parceiros privados do ramo dos pesticidas, para, nos próximos dias, dar uma solução salutar ao problema que ainda carece de um fitofármaco adequado para o combate.

Anaz Vidro apelou aos agricultores com este problema no sentido de procurarem auxílio dos técnicos das administrações municipais e Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), para garantir apoio técnico, até à intervenção definitiva da equipa multi-sectorial.

“ Os agricultores devem destruir as culturas com a Tuta Absoluta, deixando, assim, os terrenos em descanso, durante uma estação ou um ano agrícola, para que não haja germes que possam manifestar-se no ano seguinte”, aconselhou.

Realçou que, após esta época, nesses terrenos deve ser feita uma rotação agrícola, plantando cereais ou outras culturas que não fazem parte da família do tomateiro, como a batata-rena. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »