Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Governo vai pedir autorização legislativa ao Parlamento para aprovação da lei da droga

O Governo vai pedir uma autorização legislativa ao Parlamento para alterar a lei da droga e regular o consumo e tráfico de estupefacientes, anunciou hoje o ministro da Presidência do Conselho de Ministros.

Segundo Fernando Elísio Freire, que falava em conferência de imprensa para fazer o balanço da reunião do Conselho de Ministros, que teve lugar na Cidade da Praia, na quinta-feira, 30 de Novembro, o Governo quer uma lei da droga que seja abrangente e adequada à situação actual do país.

“Deve abranger o tipo de crimes, a moldura penal, o tratamento, a proibição de uso e regulamentação de tudo aquilo que tem a ver com a intervenção judicial no processo de droga e na questão desde o combate, a prevenção, a investigação e a execução da pena”, explicou o ministro.

Segundo o governante, a lei vai ter em conta duas situações, ou seja, o problema da droga na sociedade e a posição geoestratégica do país, tendo em conta a influência dos povos de vários países e continentes, sendo que o reforço e articulação institucional policial e judiciária “será importante” neste sentido.

A lei também prossupõe a introdução de uma tabela indicativa de quantidade de uso diário e a possibilidade de ser alterada sempre que se justificar, com especial destaque para a educação, a prevenção e o tratamento de toxicodependente e consumidores habituais, incluindo tratamento espontâneo e a suspensão da pena e obrigação de tratamento.

De acordo com o ministro, o projecto para aprovação da autorização legislativa vai cumprir os seus trâmites legais e só dará entrada no Parlamento no próximo ano, para depois passar para a promulgação pelo Presidente da República e no final ser publicado e entrará em vigor.

Até entrar em vigor, Fernando Elísio Freire considera que “há tempo necessário” para se fazer todas as montagens financeiras para a implementação da lei.

A reunião do Conselho de Ministros também aprovou os projectos de proposta de lei que procede a primeira alteração à lei 78/VII/2010, de 30 de Agosto, que aprova a lei de polícia criminal, e à lei 30/VII/2008, de Julho, que aprova a lei de investigação criminal.

O projecto de proposta de lei de autorização legislativa para aprovar a primeira alteração do decreto-legislativo nº1/2008 de 18 de Agosto, que estabelece a orgânica da Polícia Judiciária também foi aprovado (Inforpress)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »