Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Bastonário quer melhoria da qualidade da advocacia

O bastonário eleito da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Luís Paulo Monteiro Marques, defendeu nesta terça-feira, em Luanda, a implementação de políticas que visem a melhoria da qualidade da advocacia, da defesa das suas prerrogativas e da sua condição social.

Em declarações à Angop, depois de ter sido anunciado bastonário da OAA, na sequência das eleições de sexta-feira, Luís Monteiro Marques referiu que a melhoria da condição social dos advogados será via providência social.

Falou da necessidade da criação do exame nacional da ordem dos advogados, para os que pretendem exercer a profissão.

O causídico, que se considera depositário da confiança e da esperança da maioria dos advogados angolanos, se propõe a celebrar acordos com instituições universitárias que formam juristas, para a promoção de cursos de advocacia.

Considera preponderante o papel da classe num contexto em que “os tribunais não respondem as expectativas dos cidadãos”, existam “mais advogados que juízes e procuradores” e em que se assisti a concentração de advogados ao longo do litoral, onde existem melhores condições económicas.

O novo bastonário declarou que a ausência de advogados em várias regiões do país preocupa a ordem porque o exercício da defesa deve ser exercido, especialmente, por advogados, por serem os técnicos de direito que devem defender os cidadãos.

Luís Paulo Monteiro Marques considera feliz o facto da ordem contar com membros formados em diversas especialidades e partes do mundo que enriquecem a organização.

Reconhece que apesar do país carecer de advogados, especialmente, em províncias como as do Uíge, Zaire e Bié, esforços devem ser feitos com base na realidade de cada localidade para suprir tais carências. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »