Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Maduro anuncia lançamento de criptomoeda venezuelana

O “Petro” vai estar indexado às riquezas naturais do país e pretende contrariar o que o presidente diz ser um bloqueio por parte dos EUA.

Com a moeda oficial, o Bolívar, em queda livre, a Venezuela vai ter em breve uma criptomoeda, com que o presidente Nicolás Maduro quer resolver os problemas económicos do país, vítima segundo ele de um bloqueio por parte dos Estados Unidos. A nova moeda, o Petro, vai estar indexada às reservas petrolíferas, de ouro e de diamantes.

Isto vai permitir-nos encontrar novas formas de financiamento internacional para o desenvolvimento económico e social do país. Isso será feito com a emissão de uma criptomoeda, apoiada pelas reservas de riquezas da Venezuela – ouro, petróleo, gás e diamantes.

A queda nas cotações do petróleo mergulhou a economia venezuelana numa crise sem precedentes. O petróleo é a fonte de 96% das divisas que entram no país. Segundo várias agências de notação, tanto o país como a petrolífera estatal PDVSA estão em incumprimento. A desvalorização do Bolívar e as sanções norte-americanas tornam o pagamento da dívida externa quase impossível.

O anúncio da nova moeda foi feito no programa televisivo semanal de Maduro, mas não se conhecem pormenores sobre como e quando vai ser introduzida, nem sobre qual vai ser o valor. (Euronews)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »