Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Alto responsável da ONU efectua esta semana rara visita à Coreia do Norte

O secretário-geral da ONU para os Assuntos políticos, o norte-americano Jeffrey Feltman, vai efetuar de terça-feira a sexta-feira uma visita oficial à Coreia do Norte, anunciou hoje o porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric.

Os contactos com os responsáveis norte-coreanos vão incidir “sobre assuntos de interesse e preocupação comuns”, acrescentou o porta-voz, mas sem confirmar um eventual encontro entre o enviado da ONU e o líder norte-coreano, Kim Jong-Un. No entanto, assinalou que Feltman se reunirá com diplomatas estrangeiros e com representantes da missão humanitária da ONU.

Dujarric, questionado numa conferência de imprensa, não soube dizer quando foi a última vez que um alto representante político da ONU visitou a Coreia do Norte.

O porta-voz referiu a visita de Feltman responde a um convite que está pendente há “muito tempo” a fim de manter um “diálogo político” entre Pyongyang e as autoridades das Nações Unidas.

Desde que o regime de Pyongyang começou o seu programa de testes nucleares e balísticas em 2006, tem sido objeto de muitas críticas por parte das Nações Unidas, que também castigou o país com sanções económicas e políticas.

A visita foi confirmada com as autoridades de Pyongyang na quinta-feira, acrescentou a mesma fonte, e entre as personalidades que irão receber Feltman está o ministro dos negócios estrangeiros da Coreia do Norte, Ri Yong Ho.

Dujarric adiantou que não há planos para o secretário geral da ONU, António Guterres, ir à Coreia do Norte, embora no dia 13 tenha agendada uma visita oficial ao Japão.

O Conselho de segurança das Nações Unidas reuniu na passada quarta-feira para discutir o novo desafio da Coreia do Norte, que nesse dia lançou um novo míssil balístico, e tem programada nova reunião a 15 de dezembro, desta vez a nível ministerial, para decidir novas medidas contra o regime de Pyongyang. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »