Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

São Tomé e Príncipe quer eliminar a Sida até 2030

Nos últimos dois anos não houve qualquer transmissão do vírus de mãe grávida para filho
São Tomé e Príncipe tem cerca de 190 mil habitantes e as autoridades estimam que pouco mais de 10 pessoas estejam infectadas com o vírus da Sida.

A prevalência nacional é de 0,5 por cento, segundo o Programa de Luta contra a Sida, que tem entre os grandes desafios travar a transmissão mãe para filho.

Um estudo divulgado nesta quinta-feira, 30, indica que todos os anos pouco mais de 30 mulheres portadoras do vírus da Sida dão à luz no país.

Nos últimos dois anos, as crianças nascidas dessas mães não foram contaminadas, mas entre 2012, o ano em que se iniciou o estudo até 2014, alguns bebes nasceram seropositivos.

O Director do Programa Nacional de Luta Contra HIV, Bonifácio Sousa, explica que graças à introdução da opção B+, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 24 meses, não houve qualquer transmissão do vírus de mãe grávida para filho no país.

O estudo sobre HIV e nutrição feita pela organização não governamental portuguesa Helpo, parceira Programa Nacional de Luta Contra HIV, virado sobretudo para mulheres grávidas e crianças seropositivas recomenda que seja melhorada a nutrição dessas pessoas.

Bonifácio Sousa diz que o programa está focado nos desafios da ONU-Sida com vista a eliminação da doença até 2030, mas alerta para as dificuldades que o país enfrenta no que toca à sensibilização da população.

O Dia Mundial de Luta contra a Sida é assinalado em São Tomé com uma marcha pelas principais ruas da cidade e uma feira de saúde na Praça da Independência. (Voa)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »