Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Deputados da CPLP reúnem-se em Lisboa para debater cooperação entre parlamentos

Deputados dos nove membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se em Lisboa na próxima semana para debater a cooperação entre os parlamentos e temas da organização, como o ensino do português na Guiné Equatorial.

A VII Assembleia Parlamentar da CPLP (AP-CPLP) tem como tema “O Reforço dos Laços Institucionais entre os Parlamentos” e decorre na segunda e terça-feira na Assembleia da República.

Na sessão de abertura, na segunda-feira à tarde, intervêm o presidente da Assembleia da República portuguesa, Eduardo Ferro Rodrigues; o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva; a secretária-executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, e o chefe da delegação brasileira, deputado Átila Lins, em representação do presidente da AP-CPLP.

Antes, os deputados reúnem-se nas comissões especializadas permanentes: Política, Estratégia, Legislação, Cidadania e Circulação; Economia, Ambiente e Cooperação; Língua, Educação, Ciência e Cultura — nesta última, será feito um ponto de situação sobre o ensino do português na Guiné Equatorial, antiga colónia espanhola que aderiu à CPLP em julho de 2014.

O programa inclui a conferência dos presidentes dos parlamentos da CPLP e reuniões dos presidentes dos grupos nacionais da AP-CPLP, dos secretários-gerais da AP-CPLP e da rede mulheres parlamentares da AP-CPLP.

Em debate estarão a proposta do programa Pessoa, que pretende promover a mobilidade académica dentro da CPLP; a criação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP; a nova visão estratégica da organização e o papel dos parlamentos observadores; a instalação do secretariado permanente da AP-CPLP; a cooperação das mulheres em função dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030, definida pelas Nações Unidas) e a violência doméstica.

Na terça-feira, a agenda é dedicada às sessões plenárias, com intervenções dos representantes dos nove parlamentos nacionais, subordinadas ao tema da assembleia parlamentar.

Os trabalhos são concluídos no final da tarde de quinta-feira, com a assinatura da declaração final da VII assembleia parlamentar da CPLP.

A organização lusófona é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. (Diário de Notícias)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »