Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Bié: MINARS controla mais de cinco mil deficientes físicos

Pelo menos cinco mil 623 pessoas portadoras de deficiência são controladas pela Direcção Provincial da Assistência e Reinserção do Bié.

Falando à Angop hoje, sábado,, no quadro do dia internacional da pessoa com deficiência (3 de Dezembro), a directora da Assistência e Reinserção Social (Minars), Alda Chapnga, sublinhou que destas figuram pessoas com problemas mentais, fala, auditivvos, amputados de membros inferiores e/ou superiores.

Disse ainda que o governo continua a implementar programas para a melhoria da assistência social da pessoa portadora de deficiência, apelando às demais instituições e pessoas de boa-fé no sentido de solidarizarem-se com os portadores de deficiência confinados nos lares e no seio das famílias, pois muitos carecem de apoio, social e moral.

Entretanto, no âmbito das comemorações da efeméride, o sector da Assistência e Reinserção Social promoveu palestras, visitas à instituições de acolhimento de idosos e portadores de deficiência física, bem como doou bens alimentares.

Em declarações à Angop, Maria Jamba, deficiente física vítima da lepra, reconheceu os esforços do governo por solidarizar-se com as pessoas vulneráveis, criando condições para sobrevivência e inserção na sociedade.

A província possui três instituições, nomeadamente o Lar “Elavoco Lyomuenho”, criado em Agosto de 2012, tem capacidade para acolher 156 idosos, mas alberga apenas 60, a leprosaria do bairro São José, com 63, e o complexos casas lar, com 56 idosos, todas na cidade do Cuito (Bié). (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »