Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Iraque quer que mundo pague um Plano Marshall para reconstruir o país

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano, Ibrahim Al-Jaafari, afirmou na quinta-feira que o Iraque precisa de um Plano Marshall para a sua reconstrução, acentuando que “o mundo deve isso” ao seu país.

“Peço à comunidade internacional que nos ajude, como fez para combater o Daesh” (acrónimo árabe do grupo Estado Islâmico, declarou o ministro durante o colóquio Roma Med sobre o diálogo no Mediterrâneo.

O Iraque combateu no quadro de uma “guerra mundial”, pelo que “o mundo deve hoje apoiar” o Iraque, acrescentou o ministro, aludindo às numerosas nacionalidades dos combatentes estrangeiros que integraram as fileiras do Daesh.

Este grupo, salientou Al-Jaafari, “já não é uma ameaça estratégica”, que convidou a comunidade internacional a ajudar o país a reconstruir as suas cidades, hoje em ruína, como a de Mossul, à imagem do que foi feito pelas cidades alemãs depois da Segunda Guerra Mundial.

“Isso revelou-se muito útil para fazer cessar as tensões na região. Ora, o Daesh concentra-se nos territórios onde existem tensões”, acentuou o ministro iraquiano. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »