Reino Unido decreta dia e hora para concretização do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, diz que não vai tolerar qualquer tentativa de bloquear esta decisão e que já tem a data e a hora definidas “preto no branco”.

O Governo britânico anunciou esta sexta-feira que a saída do Reino Unido da União Europeia vai cumprir-se em março de 2019, sem lugar para arrependimentos. A primeira-ministra britânica, Theresa May, diz que não vai tolerar qualquer tentativa de bloquear esta decisão e que já tem a data e a hora definidas “preto no branco”.

“O Reino Unido vai deixar a União Europeia às 23 horas de março de 2019”, afirmou o responsável britânico pelas negocições de saída do Reino Unido da UE. “Estivemos a ouvir os britânicos e os membros do Parlamento e fizemos as emendas necessárias [à lei do Brexit] para não restar qualquer tipo de confusão”.

O referendo de junho de 2016 veio expressar nas urnas a vontade dos britânicos de deixar a União Europeia, o que viria a ser formalizado a 29 de março deste ano, com a ativação do artigo 50º do Tratado Europeu. A data para a conclusão da maratona das negociações com o bloco europeu já era então conhecida. Com uma duração de dois anos, o Reino Unido viria a deixar o bloco a 29 de março de 2019 (Jornal Económico)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »