Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Projecto agrícola colhe 300 toneladas produtos diversos

0

Trezentas toneladas de produtos diversos foram colhidas, em Setembro último, no município da Matala, província da Huíla, no projecto agrícola “Leijun-ca”, da empresa China Hyway, lançado em 2016.

O projecto ocupa uma área de 500 hectares e destina-se a produção de arroz, milho, batata-rena e cebola.

A batata-rena produzida está a ser conservada nas câmaras de frio e será vendida em Dezembro próximo, enquanto a cebola, o milho, o arroz e outros produtos já foram comercializados localmente e em outros municípios vizinhos.

O director do projecto, Xue Zhong, informou que foram feitos estudos (experimentais) para avaliar a qualidade dos solos, que resultaram na produção de 200 toneladas de batata-rena, 180 de cebola, 1.400 de milho e uma tonelada de arroz.

Ainda na fase experimental, o projecto prevê trabalhar este ano em quatro hectares de arroz, 100 de milho, 50 de cebola e 80 de batata-rena. Prevê igualmente continuar a executar o projecto para o desenvolvimento integral de todas as terras consignadas no contrato.

Em relação as sementes, o projecto beneficia de apoio de algumas empresas chinesas no fornecimento das mesmas, ao mesmo tempo que trabalha na criação de condições para a produção de semente de arroz, batata-rena, cebola, alho e milho.

Entretanto, para além da produção de cereais, o projecto vai apostar na criação de aves, caprinos e peixe, dada importância dos animais no desenvolvimento socio-económico da região.

O município da Matala dista 180 quilómetros a leste do Lubango e possui um perímetro irrigado com 11 mil hectares, dos quais 7.900 são irrigados através de um canal de 42 quilómetros. (Angop)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »