Ler Agora:
Artista plástico Horácio Da Mesquita distinguido com Prémio Nacional de Cultura e Artes 2017
Artigo completo 2 minutos de leitura

Artista plástico Horácio Da Mesquita distinguido com Prémio Nacional de Cultura e Artes 2017

O artista plástico Horácio Da Mesquita é o vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Artes 2017, na referida modalidade artística, de acordo o júri do prémio.

O juro adianta que o prémio é atribuído pelo mérito da sua mais recente exposição individual sobre cerâmica artística, realizada no Museu da Moeda, que ressalta um forte pendor investigativo e criativo.

O prémio é ainda atribuído pelo conjunto da sua obra , que tem desenvolvido há mais de 40 anos com bastante brio, argúcia e perícia, cujas actividades plásticas se complementam nos domínios do desenho e pintura, cerâmica e filatelia, cujas influências têm contribuído qualitativamente como estímulo às novas gerações de artistas e para o desenvolvimento do sector.

Horácio Dá Mesquita nasceu na província de Benguela em 1953. Frequentou a escola Bordalo Pinheiro- Cerâmica, em Portugal, tendo estagiado na fabrica de cerâmica SECLA, especializando em cerâmica industrial e tecnologias termodinâmicas

Em 1980, na Academia de Artes Poto-Poto de Brazaville (RDC), troca conhecimentos estéticos da cultura Bantu. De regresso a Angola dedica se à actividade de cerâmica, para além de ilustrações de selos para os Correios de Angola, cartões de recarga telefónica e notas/moedas para o Banco Nacional de Angola.

Actualmente é consultor do Banco Nacional de Angola (BNA). (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »