Radio Calema
InicioAngolaRegiõesHospital do Muconda precisa películas para exame de raio-X

Hospital do Muconda precisa películas para exame de raio-X

O Hospital do Muconda, província da Lunda Sul, necessita de películas para atender os serviços de imagiologia (RX), para facilitar a realização de exames, a muitos pacientes vítimas de acidentes, revelou hoje, quinta-feira, à Angop, o director da instituição, Alberto Calado.

A imagiologia é a especialidade médica que permite a obtenção de imagens de diversos órgãos e sistemas, utilizando diferentes metodologias, como as radiações, ultrassons ou ondas de radiofrequência, para fins de diagnóstico e terapêutica.

Segundo fez saber, o hospital está sem o material desde Janeiro último e são feitos apenas exames de leitura, sem possibilidades do paciente levar a casa a película para a sua guarnição, tendo atendido até ao momento 70 casos.

Explicou que atende diariamente quatro casos e atendendo o bom estado da estrada entre Saurimo/Muconda/Luau (Moxico), o número de acidentes tem sido maior, por esta razão, os serviços de raio-X têm muita aderência.

Por outro lado, o responsável disse que necessita de três médicos para o hospital municipal, nas especialidades de clínica geral, cirurgião e ortopedia e 20 enfermeiros.

Aclarou que o hospital funciona com dois médicos clínicos gerais, que não são suficientes atendendo a demanda que se regista, acrescentando ser necessário apetrechar o bloco operatório.

Com a capacidade de 20 camas para internamento, o hospital dispõe de serviços de medicina, cirurgia, ortopedia, laboratório de análises clínicas, hemoterapia, aconselhamento de testagem voluntaria (ATV) e é assegurado por dois médicos e 45 enfermeiros. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.